Tempo
previsto: 6 aulas;
Conteúdo:
Fuso-horário;
Competências
e habilidades: Organizar e registrar informações sobre a
duração do dia em diferentes épocas do ano e sobre os horários de nascimento e
ocaso (pôr-do-sol) do Sol; Identificar em um a mapa-múndi, horários em
diferentes fusos, reconhecendo o impacto desse sistema sobre a vida humana.
Competências e habilidades: Ler e interpretar textos; Buscar informações em um texto; Relacionar informações representadas na forma escrita com situações do cotidiano; Responder perguntas de forma objetiva; Comparar dados e tirar conclusões; Emitir opiniões quando for solicitado, argumentando em favor delas; Explicar as principais características do fuso - horário, destacando as particularidades de cada continente do Planeta Terra; Reconhecer a existência do horário de verão; Interpretar os diferentes textos científicos propostos.
Estratégias
de ensino: Sensibilizar através da tecnologia (sondagem mostrando
os fusos do celular); perguntas sobre o fuso horário mundial e do Brasil;
Recursos:
Globo didático; mapa-múndi, imagens de planisfério, TIC’s, relógio de ponteiro.
Avaliação: a
partir dos resultados obtidos com a interação dos grupos e o conceito final
produzido pelos alunos, socialização das atividades realizadas, realização de
relatórios.
Roteiro da Situação de aprendizagem
Etapa I:
Conhecendo o planisfério
(Imagem
retirada da internet)
Objetivos:
permitir aos alunos que: reconheçam as latitudes e longitudes, das diferentes
regiões do planeta Terra.
Atividade 1 – Sondagem/Problematização
Professor inicie o assunto abordando os
diferentes temas: longitude e latitude. Você pode mostrar diversas
representações e imagens de nosso planeta, levando até a sala: um mapa-múndi, o
globo terrestre, fotos de livros, internet e etc.
Questione por que artefatos tão diferentes
podem servir para representar o mesmo objeto, no caso a Terra. Provavelmente os
alunos já estudaram cartografia e elaboração de mapas na disciplina de
Geografia; no entanto, a abordagem que fazemos nesta atividade tem um caráter
diferente e complementar: Procuramos aprofundar a compreensão que os alunos têm
da esfericidade do planeta Terra.
Etapa
II – Fuso – Horário
(Imagem
Retirada da Internet)
Objetivos:
Permitir
aos alunos que identifiquem os fusos – horários em diferentes regiões do
Planeta Terra.
Atividade
1 – Sondagem/Problematização
Questione seus alunos sobre:
·
Por
que os telejornais falam “horário de Brasília” no início ou término da atração?
·
Por
que o jogo de futebol ocorre será as 14h do horário local?
·
Por
que tem horário de verão?
·
Há
algum país que ocorre a inversão do dia com a noite?
·
Por
que existem fusos horários?
Atividade 2 –
Contextualização/Conflito
Discuta as hipóteses elencadas pelos
alunos e socialize de forma que todos tenham a oportunidade de participação
(debate), de forma que isso enriqueça a atividade, desenvolvendo também o
processo de oralidade.Oriente a classe para registrar no caderno as respostas
socializadas pelos seus colegas.
Através desta atividade consegue – se
avaliar os conhecimentos adquiridos durante a atividade desenvolvida por você.
Avaliação Situação de Aprendizagem
A avaliação será feita
durante as aulas sondando a participação dos alunos individualmente e em grupo.
Inúmeras são as habilidades a serem desenvolvidas com esta atividade.
-
Interpretar textos;
-
Compreender imagens;
-
Reconhecer a importância dos mapas para a interpretação de questionamentos
realizados em sala de aula e no dia a dia dos das pessoas.
Recuperação Contínua:
- Resumo
de filmes relacionados ao tema central;
-
Elaboração de cartazes e apresentação de trabalhos;
-
Socialização de textos, charges ou imagens relacionados ao tema central;
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