domingo, 29 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem - Terra e Universo

Tempo previsto: 6 aulas;
Conteúdo: Fuso-horário;
Competências e habilidades: Organizar e registrar informações sobre a duração do dia em diferentes épocas do ano e sobre os horários de nascimento e ocaso (pôr-do-sol) do Sol; Identificar em um a mapa-múndi, horários em diferentes fusos, reconhecendo o impacto desse sistema sobre a vida humana.


Competências e habilidades: Ler e interpretar textos; Buscar informações em um texto; Relacionar informações representadas na forma escrita com situações do cotidiano; Responder perguntas de forma objetiva; Comparar dados e tirar conclusões; Emitir opiniões quando for solicitado, argumentando em favor delas; Explicar as principais características do fuso - horário, destacando as particularidades de cada continente do Planeta Terra; Reconhecer a existência do horário de verão; Interpretar os diferentes textos científicos propostos.


Estratégias de ensino: Sensibilizar através da tecnologia (sondagem mostrando os fusos do celular); perguntas sobre o fuso horário mundial e do Brasil;
Recursos: Globo didático; mapa-múndi, imagens de planisfério, TIC’s, relógio de ponteiro.

Avaliação: a partir dos resultados obtidos com a interação dos grupos e o conceito final produzido pelos alunos, socialização das atividades realizadas, realização de relatórios.


Roteiro da Situação de aprendizagem

Etapa I: Conhecendo o planisfério

(Imagem retirada da internet)
Objetivos: permitir aos alunos que: reconheçam as latitudes e longitudes, das diferentes regiões do planeta Terra.
Atividade 1 – Sondagem/Problematização
     Professor inicie o assunto abordando os diferentes temas: longitude e latitude. Você pode mostrar diversas representações e imagens de nosso planeta, levando até a sala: um mapa-múndi, o globo terrestre, fotos de livros, internet e etc.
     Questione por que artefatos tão diferentes podem servir para representar o mesmo objeto, no caso a Terra. Provavelmente os alunos já estudaram cartografia e elaboração de mapas na disciplina de Geografia; no entanto, a abordagem que fazemos nesta atividade tem um caráter diferente e complementar: Procuramos aprofundar a compreensão que os alunos têm da esfericidade do planeta Terra.


Etapa II – Fuso – Horário

(Imagem Retirada da Internet)

Objetivos: Permitir aos alunos que identifiquem os fusos – horários em diferentes regiões do Planeta Terra.

Atividade 1 – Sondagem/Problematização
     Questione seus alunos sobre:
·         Por que os telejornais falam “horário de Brasília” no início ou término da atração?
·         Por que o jogo de futebol ocorre será as 14h do horário local?
·         Por que tem horário de verão?
·         Há algum país que ocorre a inversão do dia com a noite?
·         Por que existem fusos horários?


Atividade 2 – Contextualização/Conflito

      Discuta as hipóteses elencadas pelos alunos e socialize de forma que todos tenham a oportunidade de participação (debate), de forma que isso enriqueça a atividade, desenvolvendo também o processo de oralidade.Oriente a classe para registrar no caderno as respostas socializadas pelos seus colegas.
     Através desta atividade consegue – se avaliar os conhecimentos adquiridos durante a atividade desenvolvida por você.
       

Avaliação Situação de Aprendizagem
       A avaliação será feita durante as aulas sondando a participação dos alunos individualmente e em grupo. Inúmeras são as habilidades a serem desenvolvidas com esta atividade.
- Interpretar textos;
- Compreender imagens;
- Reconhecer a importância dos mapas para a interpretação de questionamentos realizados em sala de aula e no dia a dia dos das pessoas.

Recuperação Contínua:
- Resumo de filmes relacionados ao tema central;
- Elaboração de cartazes e apresentação de trabalhos;
- Socialização de textos, charges ou imagens relacionados ao tema central;


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