terça-feira, 1 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem - Prof ª Mariza

Construção de uma situação de aprendizagem
Situação de Aprendizagem 5 – Investigando a audição
Tempo previsto: 8 aulas
Conteúdos e temas: Produção de sons; propagação do som; audição humana e os problemas relacionados ao som; audição e equilíbrio; espectro sonoro.
Competências e habilidades: Ler e interpretar textos; Buscar informações em um texto; Relacionar informações representadas na forma escrita com situações do cotidiano; Ler e interpretar tabelas; Responder perguntas de forma objetiva; Comparar dados e tirar conclusões; Emitir opiniões quando for solicitado, argumentando em favor delas; Explicar o funcionamento básico do sistema auditivo, destacando os possíveis problemas que podem causar a surdez; Reconhecer zonas de ruído que podem provocar problemas auditivos, com base em textos; Propor alternativas para minimizar o nível de ruído em zonas urbanas, melhorando a qualidade de vida das populações.
Estratégias: Leitura e interpretação de textos e tabelas; Identificação de diferentes tipos de sons; Produção de textos e gráficos;
Recursos: Fotocópias de textos; Cartolinas; Mapas e modelos esquemáticos; Recursos de multimídia; Caderno do Aluno; Livro didático.
Avaliação: Participação nas atividades propostas; Aplicação de avaliação com questões objetivas contendo análise e interpretação de textos e figuras; Mudança de comportamento quanto à percepção auditiva e vocalização.
Roteiro da situação de aprendizagem
Etapa 1 – Sondagem
Nesta etapa é importante que o professor, através de questionamentos, identifique os conhecimentos que os alunos possuem em relação ao tema. Algumas sugestões de questionamentos são:
* O que é o som?
* Como ele se propaga?
* Como somos capazes de ouvir?
* Quais os diferentes tipos de som?
* O que é o eco?
* Que relação há entre som e fala?
* Será que ouvimos todos os sons?
Tais questionamentos levam os alunos a refletirem sobre o conhecimento que possuem e o professor, através das respostas dadas, poderá fazer uma associação entre os conhecimentos popular e cientifico.
Etapa 2 – Problematização/Sensibilização

Objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de elaboração e leitura de tabelas, trabalhando ainda com conceitos relacionados à percepção sonora.
A partir da pergunta: quando um som agradável passa a ser desagradável? o professor levará os alunos a qualificar os diferentes tipos de sons. O professor pedirá para que os alunos façam silêncio e se possível abaixem a cabeça para inibir todos os outros sentidos, excetuando a audição, a partir de então os alunos perceberão e identificarão os diferentes tipos de sons vindos do ambiente em que se encontram, bem como do ambiente externo. Recomenda-se que o professor dedique um tempo de 5 minutos para realização desta atividade. Na sequência, o professor solicitará que os alunos continuem na mesma posição e neste momento o professor reproduzirá diferentes tipos de sons (canto de pássaro, apito, diálogo entre duas pessoas, britadeira, congestionamento, balada, motor do dentista e etc.).
Encerrada esta atividade, o professor solicitará que os alunos identifiquem os diferentes tipos de sons e construam uma tabela classificando os mesmos em agradável e desagradável.
Para a socialização dos resultados obtidos o professor deverá consolidar, em uma única tabela, as tabelas elaboradas pelos alunos.
Concluindo a atividade, o professor apresentará as Tabelas 1 – Nível sonoro e intensidade de energia d diferentes sonos que chegam a nossas orelhas e Tabela 2 – Sensações provocadas por sons de diferentes intensidades e realizará uma discussão com a sala retomando o questionamento feito incialmente “Quando o som agradável passa a ser desagradável?”.
Tabela 1 - Nível sonoro e intensidade de energia d diferentes sonos que chegam a nossas orelhas
Tipo de som Nível sonoro* (dB)
Limiar da audição 0
Respiração normal 10
Cochicho/Lugar calmo 20
Duas pessoas conversando próximas 40-60
Restaurante ruidoso 60-70
Aspirador de pó/tráfego movimentado/canto de galo 70-90
Britadeira/serralheria/estádio de futebol 90-100
Danceteria/trio elétrico 120
Avião a jato decolando/fogos de artificio/armas de fogo 140
*Obs: estas são algumas referências aproximadas, mas que podem variar em diferentes situações.
Tabela 2 – Sensações provocadas por sons de diferentes intensidades
Sensação na orelha humana Nível sonoro (dB)
Silêncio 0-10
Ruído Médio 35-45
Barulho 45-75
Desconforto 75-110
Limiar da dor 120
Etapa 3 – Busca de dados de forma diversificada
Objetivo desta etapa é estimular a busca de informação em diferentes fontes.
Inicialmente o professor deverá realizar a leitura compartilhada do texto “O Som que escutamos” de modo que o aluno reconheça o tema abordado, entenda os conceitos e estabeleça relações entre partes do texto e situações de seu cotidiano. Após discussão do texto, o professor deverá solicitar que os alunos realizem uma pesquisa que informe a relação existente entre a audição e o equilíbrio do corpo e também que esbocem o sistema auditivo e sua relação com o sistema nervoso.
O som que escutamos
Assim como a luz, o som faz parte de nosso mundo e está presente o tempo todo à nossa volta.
Isto é tão comum, que às vezes, nem percebemos que estamos cercados pelos mais variados tipos de sons: a chamada de um celular, a buzina de um automóvel, uma batucada, a risada de um amigo, o ruído de uma britadeira, o bater de uma porta, o trovão, a música de um MP3... Estamos imersos em um mundo sonoro. Mas o que é o som? O que todos os sons têm em comum? Quando um celular toca, a vibração de seu pequeno alto-falante faz que o ar ao seu redor também comece a vibrar. O mesmo ocorre quando acionamos a buzina, damos uma risada, tocamos um instrumento: o ar do entorno começa a vibrar. Estas vibrações ou ondas sonoras são transmitidas pelo ar, ou por outro material, como a água, para todas as direções, até chegar a nossas orelhas, especificamente a uma membrana chamada tímpano. Os tímpanos são extremamente sensíveis e podem detectar diferenças muito pequenas nestas perturbações: quando você fala “A”, o ar vibra de um jeito; quando você fala “B”, vibra de outro. Dentro da orelha, o tímpano está em contato direto com o ar. Assim, as vibrações do ar sensibilizam a membrana timpânica, que começa a vibrar. Se por um lado o tímpano está em contato com o ar, pelo outro está em contato com estruturas internas da orelha, responsáveis por amplificar e transmitir as vibrações até o cérebro. Aquela vibração do ar que chegou ao tímpano, agora provocou (foi transmitida) a vibração das estruturas internas da orelha. A última estrutura da orelha interna, um tubo em forma de caracol, do tamanho de uma ervilha e conhecido como cóclea, transforma estas vibrações em sinais elétricos que viajam
pelo nervo auditivo até as regiões do cérebro responsáveis pela audição. O cérebro, então, recebe e interpreta os sinais, numa fração de segundos e, a sensação sonora (perceber/identificar um som) é o resultado final de todo o processo descrito acima.
O som é uma forma de energia que é transmitida com a vibração das partículas que formam um material. Este tipo de energia é especial, pois apenas passa pelo material, sem o transportar junto. Além disso, sem a presença de um material, as ondas sonoras não podem ser transmitidas e, por isto, no vácuo (ausência de material) não há transmissão de vibrações sonoras. O som pode ser transmitido por materiais nos diferentes estados físicos (sólido, líquido ou gasoso).
Questionário de interpretação do texto “O som que escutamos”
1. Considerando as informações do texto, construa e explique o funcionamento do brinquedo conhecido como “telefone com fio”.
2. Pelo conhecimento obtido, explique o que há de realidade nos filmes que envolvem “guerras nas estrelas” nos quais ouvimos explosões e outros tipos de sons?
Etapa 4 - Aprendizagem significativa e evolução conceitual/sistematização do conhecimento
Nesta etapa espera-se que o aluno relacione os conhecimentos adquiridos com as situações vividas no seu cotidiano e aplicá-las em situações novas.
Atividade proposta:
* Relato dos alunos de casos na família ou de conhecidos que apresentam problemas com audição.
* Experiências dos alunos em diversos ambientes em que os sons foram agradáveis ou não e o que estas sensações causaram no organismo.
Na sequência, o professor apresentará o texto “Fios de ouro” e solicitará que os alunos resolvam a problematização descrita ao final do texto.
Fios de ouro
No final de 2012 foi inaugurada, na cidade de Ourinhos, a Fios de ouro, uma indústria têxtil que produz e exporta tecidos para o Oriente Médio. Seis meses após sua inauguração, os funcionários vêm apresentando sintomas como: dores de cabeça, mal estar, insônia e dores nos ouvidos, o que fez aumentar, em muito, a não assiduidade dos mesmos no ambiente fabril.
Curiosamente, o número de atendimentos nos postos de saúde vem aumentando gradativamente. Diante de tal situação, os agentes de saúde resolveram investigar o motivo de tal aumento.
Conforme os conhecimentos que você adquiriu até o momento, dê sua opinião em relação ao que está ocorrendo e proponha uma solução para o problema levantado.
Avaliação
* Participação nas atividades propostas;
* Aplicação de avaliação com questões objetivas contendo análise e interpretação de textos e figuras;
* Mudança de comportamento quanto à percepção auditiva e vocalização
Recuperação
* Análise e interpretação do texto do caderno do aluno: “Quando o barulho detona o corpo”. Com elaboração de cartazes e panfletos alertando sobre os prejuízos do organismo com a poluição sonora.
Professores:
Aline Fernanda Tagliaferro
Josenil Jorge Soares de Oliveira
Lucas Maluf Souza
Maria do Carmo Bonatto de Lima
Mariza da Silva

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